terça-feira, 5 de outubro de 2010

Repórter- Aprendiz realiza sua primeira ação em conjunto com o Movimento 350.org.

Por Jéssica Moreira



No dia 5 de outubro, a galera do Repórter Aprendiz realizou sua primeira ação em conjunto com o Movimento 350.org. A ação ocorreu pelas ruas e também no Largo da Batata, no bairro de Pinheiros. Os aprendizes protestaram pela redução de gás carbônico (CO²), contornando com fita crepe lugares onde já existiu uma árvore. Em cada “árvore de fita crepe” foi posta uma frase padrão “aqui jaz uma árvore”, e outras sobre o meio ambiente.
A ação gerou curiosidade em quem passava pelas calçadas. Alguns indagavam, a fim de saber seu propósito e outros nem notavam, pisando e sequer olhando as mensagens de protesto. Uma das mulheres que passou pela intervenção, ao ouvir a frase “aqui jaz uma árvore”, ignorou o grupo e deu as costas dizendo “e eu com isso”? Os participantes ficaram chocados, pois constataram aquilo que há algum tempo já imaginavam: as pessoas se importam muito pouco com a causa ambiental e não vêm na natureza uma via de proteção do planeta.
Os jovens contaram, principalmente, com o apoio de vendedores ambulantes, lojistas e taxistas, os quais os apoiaram, por considerarem uma causa em prol do meio ambiente e também por desejarem que estas árvores simbólicas sejam de fato plantadas.
A intervenção terminou por volta das 17h30, no Largo da Batata, e até policiais que transitavam se identificaram com o movimento, tanto que disseram que os jovens do Repórter – Aprendiz eram “CSI da natureza”, uma alusão à polícia de investigação americana.  

(Colaboraram Sabrina Martins e Ananda Radhika)
Reporter Aprendiz

Assita o vídeo da ação: